top of page
  • TikTok
  • Instagram
  • YouTube

Vai viajar pra China? Tudo que você precisa saber e fazer antes

Atualizado: 21 de jul. de 2025

Neste blog post, separamos tudo que você precisa fazer antes de viajar pela China e organizar os preparativos com antecedência. Não é necessariamente difícil, mas existem alguns desafios com a língua e alguns preparos importantes que você deve levar em conta e que se não seguidos, podem tornar sua viagem um tantinho caótica. Isso porque a China tem algumas particularidades que não vemos em nenhum outro lugar do mundo, como a restrição de dados no uso da internet dentro do país, o que também inviabiliza o uso das redes sociais que estamos habituados como Instagram, Facebook, Youtube, Gmail e até mesmo Google.

Para não ter dor de cabeça na sua vinda para a China, separamos esta postagem com todas as dicas e orientações que você precisa ter e saber, antes de chegar na terra dos pandas.

Mulher chinesa com sua filha se olhando às margens do rio West vestidas com roupas tradicionais chinesas
Mãe e filha às margens do Rio West na cidade de Hanghzhou

Quais são os preparativos essenciais e dicas do que fazer antes de ir para a China?

Os preparativos para sua viagem à China são essenciais ja que o país opera em moldes diferentes do resto do mundo no que tange internet, compras, reserva de hotéis, língua e etc. Existe uma série de particularidades queó s encontramos por aqui e que separamos neste post, uma a uma para te ajudar a se preparar.

Redes Sociais são bloqueadas na China?

Como mencionei mais acima, o uso destas redes é restrito no país. Porém, é possível contornar esta situação com o uso de VPN, um programa ou aplicativo capaz de mascarar seus dados, proteger suas informações e pertmitir sua conexão com o mundo, mesmo dentro da China. O papel da VPN será de certa forma burlar o sistema, indicando para os servidores que você está fora da China. Não é complicado, basta selecionar sua conexão como Brasil, por exemplo, e navegar normalmente.


Qual a melhor VPN usar na China?

Nós utilizamos há anos a Nord VPN, mas ela só funcionou bem no celular, usando a internet móvel. No wifi, infelizmente não rolou. Então apenas para a viagem da China usamos a Let`s VPN e aqui ela funcionou perfeitamente. Mas atenção! Você precisa baixar e cadastrar sua VPN no seu aparelho antes de chegar na China. Uma vez em território Chinês, não será possível realizar seu pedido.


Como realizar pagamentos e compras na China?

Homem de boné com camisa preta e shorts verde escuro e boné parado em frente a um portal branco com lanternas chinesas vermelhas

A China está cada vez mais se tornando uma país `cashless`, ou seja, sem dinheiro físico. Você pode encontrar dificuldades para realizar compras com dinheiro em espécie, pois muitos estabelecimentos já não aceitam esta forma de pagamento. Por isso, é muito importante que você tenha cadastro em dois aplicativos locais: AliPay e WeChat. Em ambos você pode realizar compras de forma digital e sem grandes burocracias. Sugerimos que assista o vídeo abaixo, para seguir o passo a passo de cadastro, caso tenha alguma dúvida.

Nós particularmente gostamos de usar mais o AliPay e pudemos cadastrar nosso cartão global da NOMAD e seguir realizando a troca de moeda e as compras normalmente. Com nosso cupom MALASPRONTAS você ganha até 20 dólares de cashback, após a primeira remessa internacional, nos 15 dias após a abertura da conta.


Acesso à internet na China, como funciona?

Seguindo a dica da VPN que demos mais acima, você terá acesso fácil a internet no seu hotel, mas consideramos impossível uma viagem para a China, sem ter acesso aos dados móveis, uma vez que eles são necessários para realizar as compras pelos apps mencionados acima (Wechat e AliPay).

Para resolver isso, sugerimos que adquira um e-sim, ou seja, um chip virtual que você compra online e instala no seu celular. Estamos há anos também utilizando os chips da Airalo. Basta baixar o aplicativo e adquirir o chip que faz mais sentido pra você e suas necessidades. Como estamos viajando por um tempo pela Ásia, fechamos o pacote Ásia de 90 dias e funcionou perfeitamente na China também.

Nossos seguidores e nesta caso, leitores, têm 10% de desconto usando o cupom MALASPRONTAS.

Como se locomover pela China?

O transporte na China é sem dúvida um dos melhores (talvez o melhor) que já vimos na vida. A malha ferroviária é absolutamente cabulosa e extremamente extensa. Você também encontra opções de voos econômicos entre cidades do país. Por fim, viajar de ônibus também pode ser uma opção, embora menos comum e bem mais demorado.

Para comprar seus bilhetes, a melhor forma é pelo aplicativo ou site da Trip.com. Dentro do próprio aplicativo do AliPay, que é um app oficial do governo chinês, você já encontra a Trip.com como sendo a forma recomendada para realizar as reservas. É claro que você pode pesquisar fora e até comparar melhores opções de trajeto, mas para isso recomendo dar uma checadinha no Rome To Rio, nosso app preferido de planejamento de viagens e que para a China, também funciona para dar uma ideia melhor de logística e itinerário.


Qual a melhor forma de reservar hotéis na China? Existe Airbnb na China?

Na China não existe Airbnb. Por isso, a forma mais comum de se hospedar é através de pousadas e hotéis. Para estes, também recomendamos a Trip.com. Lá você encontra uma diversidade enorme de acomodações (muito mais que na booking) e por vezes até algumas promoções especiais.

Como se comunicar na China?

Raríssimas foram as vezes que encontramos chineses que falavam inglês. Por isso, diria que a questão da comunicação para nós foi o maior desafio. Por outro lado, eles são bastante solícitos quando pedimos ajuda. Por isso, é essencial viajar para a China com um app de tradução no seu celular. Você precisará dele o tempo todo!


Itens essenciais para levar para sua viagem para a China.

Existem alguns itens que consideramos indispensáveis para sua viagem na China, separamos uma lista com cada um deles para facilitar seus preparativos.


Sabendo de tudo isso e se preparando com um pouquinho de antecedência, fica muito mais fácil curtir sua viagem pela China e tirar proveito de toda facilidade que o país oferece, mesmo com um mandarim nulo igual ao nosso hehehe boa viagem!

Comentários


bottom of page